[pt] FILMES DE LENI RIEFENSTAHL: UMA ABORDAGEM DE DESIGN NA ANÁLISE SEMIÓTICA DA IMAGEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: ADRIANA BARBOSA RIBEIRO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679&idi=2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679&idi=5
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24679
Resumo: [pt] A tese ora apresentada traz a investigação sobre a representação imagética de conteúdo nos filmes de Leni Riefenstahl frente ao percurso das categorias sígnicas peirceanas. Por meio desta fundamentação semiótica de extração peirceana, investiga-se a questão sígnica, que serve de ponte entre a observação histórica e a premissa de que o conteúdo conceitual nazista está esteticamente representado nos filmes de Leni Riefenstahl. À identificação, na filmografia de Leni Riefenstahl, do filme que antecede sua colaboração com Hitler, e dos filmes que abrangem seu relacionamento, tanto com o partido Nacional Socialista quanto com figuras proeminentes do nazismo, segue-se a observação de cada um destes casos em particular. Visando a contextualização de seus filmes, procede-se à verificação da trajetória de Leni Riefenstahl em sua articulação com o contexto cinematográfico, cultural e político da Alemanha desde os anos que antecedem a era nazista, bem como o período nazista até o final da Segunda Guerra Mundial. Buscamos articular elementos próprios do campo do Design à áreas correlatas, como o cinema, que possam contribuir para uma nova perspectiva da pesquisa teórica neste campo. Os filmes de Riefenstahl nos proporcionam um conteúdo rico em possibilidades interpretativas ainda pouco exploradas pela teoria do Design ou à luz da semiótica peirceana. A filmografia em questão inaugura tendências que influenciaram a cultura imagética contemporânea e a produção cinematográfica ocidental do século XX.