[pt] TIM MAIA: O ANTI-HERÓI DA MÚSICA BRASILEIRA
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54783&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54783&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54783 |
Resumo: | [pt] Esse trabalho pretende ser essencialmente antropológico, mas, não é possível ignorar os aspectos sociológicos, políticos e até filosóficos da constituição/invenção do nosso povo para, a partir daí, analisar o comportamento social do personagem Tim Maia. Refere se à construção do personagem Tim Maia compondo uma análise póstuma cujo intuito não é desvendar quem ele era ou buscar a verdade a seu respeito. A base biográfica apenas anuncia o conteúdo principal. O principal é uma análise da construção do personagem, do mito em seu entorno, dos seus desvios do ponto de vista sociológico e das questões de identidade que o formaram. Essa análise passa pelo discurso, questões relativas à literatura e até autoridade etnográfica. Enfim, trata se de colocações que não buscam, reitero, a verdade sobre Tim Maia, mas, do ponto de vista teórico, lançar sobre ele um olhar acadêmico que possa explicar como ele via suas próprias verdades. |