O lugar do feminino no canto do hino batismal em Gálatas 3,28c
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4848 |
Resumo: | Não há diferença entre homem e mulher (Gl 3,28c). Paulo ao ler o Hino batismal entendeu que a Lei do puro e do impuro, a circuncisão e a interpretação das Leis judaicas estavam matando as mulheres. Por isso, Paulo recorre à simetria de gênero para que as mulheres pudessem fazer parte de uma sociedade justa e igualitária (cristianismo). A presente pesquisa tem por objetivo compreender o lugar do feminino no período dos cristianismos originários e em Paulo, além de entender o que levou o apóstolo Paulo a inserir o canto do Hino batismal nos escritos em Gálatas 3,28c. É necessário o estudo amplo dos fatos que contribuíram na discriminação do feminino frente o masculino nos mais diversos períodos da história, até o movimento cristão do primeiro século d.C. Portanto, no decorrer de nossa análise, serão abordados alguns temas importantes ao bom desenvolvimento desta investigação, como o prática da circuncisão, o batismo promovido por João, o processo de interpretação dos códigos de Leis judaicas, o canto do Hino batismal, os cristianismos originários e Paulo. A pesquisa bibliográfica, irá nos ajudar na busca de materiais já publicados como livros, artigos científicos, dissertações e teses, que nos ajudarão na coleta e no registro de dados pertinentes ao recorte pesquisado. O Novum Testamentum Graece de NestléAland servirá como referência aos textos bíblicos (grego), além da Bíblia de Jerusalém (1991) e da Almeida Revista e Corrigida (1995), que nos ajudarão a perceber algum tipo de incoerência existente entre os textos sagrados. Será utilizado como metodologia de pesquisa o método histórico-crítico, como a crítica textual, a crítica literária, a crítica histórica (Sitz im Leben), a crítica redacional e o contexto vital atual. Alguns outros métodos de interpretação bíblica serão utilizados, como a leitura sociológica pelo método conflitual que irá propor uma leitura bíblica baseada no olhar dos marginalizados, dos fracos e humildes da Bíblia, além da contribuição que a teologia feminista trará a nossa interpretação hermenêutica bíblica. São elas que nos ajudarão a entender a mulher nos textos sagrados. O discurso da simetria entre os gêneros será analisado entre os mais diversos temas a serem abordados, além de seguir a ordem cronológica dos fatos e dos acontecimentos presentes ao longo da história. |