ESCRITA DO EU EM TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO, E MEMÓRIAS DO CÁRCERE, DE GRACILIANO RAMOS.
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3216 |
Resumo: | Este trabalho realizou um estudo das obras Terra Sonâmbula, de Mia Couto e Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, sob as perspectivas da escrita do eu, com ênfase no diário e nas memórias. A pesquisa teve como objetivo fazer uma relação entre essas narrativas literárias e as temáticas referentes à identidade e à liberdade, buscando identificar nelas suas convergências e divergências, enquanto formas de escrita do eu. Objetivou-se demonstrar a força do discurso, seja oral, seja escrito, e os efeitos dessas narrativas na constituição do fazer e do ser do homem. Isto porque os atos de linguagem servem como referência ao processo de identidade e de busca de reconhecimento de uma nação, bem como, de denúncia da perda da liberdade e do direito de expressão de um povo. Este estudo teve como fundamento teórico as obras O pacto autobiográfico-De Rousseau à Internet, de Philippe Lejeune sobre a escrita do eu; A identidade cultural na pós-modernidade, de Stuart Hall, sobre as concepções sociológicas de identidade e liberdade; Verdade e Método I, de Hans-George Gadamer, sobre a questão de como o jogo da linguagem conjuga-se com o jogo da arte e como um se relaciona com o outro; A memória coletiva, de Maurice Halbwachs, sobre memória coletiva e memória individual; O diário íntimo e a narrativa, de Maurice Blanchot, sobre como distinguir o diário íntimo do diário ficcional. Estas obras e estes teóricos, entre outros, funcionaram como suportes em que nos baseamos para fundamentar este estudo. |