O trânsito religioso e os jovens de Itaberaí (bairro Fernanda Park)
Ano de defesa: | 2002 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Goiás
Departamento de Filosofia e Teologia BR UCG Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/912 |
Resumo: | No contexto da pós-modernidade, manifestam-se crenças e práticas rituais estilhaçadas que demonstram a existência de múltiplas vias de acesso ao sagrado. A interação entre indivíduo e religião apresenta-se marcada por uma conduta individual mais flexível e fluída, sob a lógica da relativização de fronteiras entre os sistemas religiosos disponíveis. É possível, então, organizar uma classificação da experiência religiosa contemporânea, destacando pelo menos três formas de manifestação dessa experiência: a privatização do sagrado, o trânsito religioso e o deslocamento do sagrado. Hoje, a mudança religiosa existe como alternativa e pode ocorrer mais de uma vez na trajetória de vida desses sujeitos. Peregrinar entre diferentes opções religiosas é uma atitude plausível tanto para jovens católicos como não católicos. Observamos que seja assumindo uma construção privada de seu cosmo sagrado , seja peregrinando entre diferentes opções religiosas, ou ainda conjugando tradições religiosas e seculares, os elementos comuns que perpassam a experiência religiosa contemporânea tem as dimensões: emocional, holísta e terapêutica, manifestando-se diferentemente de acordo com sujeito e contextos sócio-culturais. Por sua vez, a análise dessas dimensões abre a oportunidade para repensar, de um lado, transformações no âmbito das instituições religiosas e, de outro, o processo de formação das identidades social e individual na cultura brasileira, que possibilita também repensar os novos conceitos que a sociedade contemporânea nos propõe, que com a influência da secularização mudaram, não mais para uma perda da religião e sim para um surgimento revitalizado da mesma. |