AS CRIANÇAS URU EU WAU WAU: O ENCONTRO DOS TOCADORES DE TABOCA COM O MUNDO DOS BRANCOS A Gestão Curatorial em uma coleção fotográfica na perspectiva de uma exposição museológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Silva, Rosângela Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2305
Resumo: Este trabalho é constituído de um projeto de gestão curatorial museológica para realização de uma exposição temporária e itinerante, baseada notadamente em registros visuais documentados por Jesco von Puttkamer, quando do encontro da sociedade nacional com os Uru Eu Wau Wau, povo indígena que habita o Estado de Rondônia. O recorte expositivo fundamenta-se nas imagens que retratam o universo das crianças Uru Eu Wau Wau como elementos para reflexão das questões que envolvem o contato interétnico, o universo infantil e o papel da criança como interlocutora na relação entre índio e branco . Esses registros, que pertencem ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, da Universidade Católica de Goiás, formam uma coleção fotográfica em suporte de slides, produzida por Jesco na década de 1980, sendo os testemunhos materiais da mediação entre a sociedade indígena em questão e a sociedade circunvizinha. Como vestígios materiais, a coleção de slides Uru Eu Wau Wau permite revisitar o momento do contato, visualizando alguns aspectos daquele momento. Concebida como matéria-prima da gestão curatorial para montagem de exposição de caráter temporário e itinerante, a coleção de imagens dos Uru Eu Wau Wau é tratada como objeto museal. Enquanto tal, os registros fotográficos podem ser alvos de várias possibilidades já que a estratégia museológica produz um jogo interativo e polissêmico de quem visita a exposição.