Cantai ao Senhor um cântico novo: juventude, música evangélica e MPB
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4485 |
Resumo: | Nas décadas de setenta e oitenta a música evangélica passou por um período de mudanças que levariam a juventude das igrejas evangélicas a apropriar-se de ritmos, estilos e temas da música popular do período, principalmente da chamada Música Popular Brasileira. O objetivo desse trabalho é entender como o contexto do período influenciou a produção musical evangélica, a ponto de se tornar um momento de mudança marcante na musicalidade, apesar do conteúdo das mensagens permanecer de acordo com a teologia tradicional. Para isso o trabalho faz um contexto histórico do período, buscando entender a formação cultural da juventude evangélica da época. Em um segundo momento, analisa-se músicas evangélicas representativas das mudanças, produzidas no período proposto de estudo (1977-1987). Utilizando o termo música cristã contemporânea para delimitar essa nova musicalidade, podemos perceber que existia uma vontade de se construir através das músicas um discurso evangelístico com uma relação mais positiva com a cultura brasileira. Desse modo, percebe-se que essa "modernização" musical efetuada pela juventude do período abriu o espaço para uma maior inserção dos evangélicos na sociedade brasileira como um todo |