A ESTÉTICA DA DISSONÂNCIA EM FIÓDOR DOSTOIÉVSKI, OS IRMÃOS KARAMÁZOV
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3911 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo o estudo da dissonância como um dos caracteres formadores da poética de Fiódor Dostoiévski, na obra corpus Os Irmãos Karamázov. Sua estruturação interna baseia-se na dialogia entre a definição estética da obra de arte literária, sua recepção e efeito estéticos e a correlação com a obra dostoievskiana. Propõe-se uma abordagem hermenêutica e fenomenológica, com amparo teórico de Edmund Husserl e coadjuvado por Maurice Merleau-Ponty, Mikel Dufrenne e Hans- Georg Gadamer. Faz-se também uma análise de sua poética à luz da recepção e do efeito estéticos, com o suporte teórico de Hans Robert Jauss e demais pesquisadores da estética da recepção, Wolfgang Iser, Hans Ulrich Gumbrecht e Karlheinz Stierle. Aborda-se o viés dissonante na composição temática da obra, na estruturação dos personagens e na economia interna da narrativa. Expõem-se vários olhares críticos sobre a obra, destacando-se Mikhail Bakhtin, Joseph Frank, Luiz Felipe Pondé e Luigi Pareyson. |