Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Araújo, Adelita de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16084
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Resumo: |
Esta pesquisa busca demonstrar que a cultura Guarani possui uma lógica de organização territorial que alcança as escalas locais, regionais e macrorregionais. Para isso utiliza o arcabouço teórico do conceito de Paisagem Cultural, que impõem ao território a capacidade de oferecer ao homem os recursos que sustentam uma cultura. Com o objetivo de incorporar novas ideias e realidades, a tese recompõe a história, observando que mesmo antes da chegada do homem europeu os Guaranis já se estabeleciam de forma ordenada, com diversos fundamentos territoriais que permanecem até os dias de hoje. Na análise histórica e cartográfica, é possível constatar que os Guaranis foram historicamente submetidos a sucessivas sobreposições de lógicas territoriais, seja espanhola, jesuíta, pombalina, imperial ou republicana, alterando e impedindo sua organização, impondo novas formas de vida, sempre incompatíveis e intolerantes à sua cultura. Frente a ideias amplamente admitidas, esta pesquisa confirma que os Guaranis tem amplo conhecimento da lógica territorial, da agricultura e não são povos nômades ou migrantes, mas foram historicamente pressionados a encontrar novos territórios, com amplitude e complexidade ambiental apropriada, onde pudessem restabelecer sua organização a fim de recompor a sua cultura. Mesmo na atualidade, as ações de assentamento, integração e assistência social aos Guaranis, continuam a promover o mesmo binômio de sobreposição e migração, pois estão baseados na mesma política de substituição de valores, significados e modos de vida. |