Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Rinaldi, Júlia Cabral |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15191
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Resumo: |
As relações com o corpo sofreram diversas influências durante a história ocidental, essas foram responsáveis pela criação de padrões e modelos a serem seguidos; baseados no conceito de disciplinas e estruturas disciplinares propostos por Foucault. Na modernidade, novas sujeições são responsáveis por mudanças nessas relações, mas, ao invés de libertarem os corpos dos diversos padrões propostos, parecem criar novos modelos a serem seguidos. Nisso, a modificação corporal (body modification) também ganha novos contornos. A partir do entendimento dessas influencias que incidem no corpo dentro de um sistema econômico pautado na positividade, voltado para a otimização da produtividade e o peso desse regime sobre o indivíduo, observamos algumas novas disciplinas que influenciam os corpos na modernidade. Enfatizando determinadas subculturas da internet e alguns modelos estéticos notáveis na rede e na mídia convencional, foi elaborada uma análise das aesthetics populares em algumas plataformas da internet com base numa das modificações corporais mais comuns, a tatuagem. Nessa subcultura observa-se uma popularização da estética ink, atualmente presente também na mídia convencional. Sendo assim, foi indicada a seleção de um corpus de análise: foram selecionados quatro perfis com curadoria – que apresentam fotos de indivíduos com tatuagens – para criação de um banco de dados visuais que possa gerar um debate e apontar algumas tendências notáveis de comportamento e posicionamento em rede. A proposta foi desenvolver uma taxonomia visual da estética almejada por indivíduos tatuados. Projetar o perfil nas redes, tornar-se uma celebridade, ganhar visibilidade, mostrar uma vida feliz, plena, de sucesso, são objetivos almejados por uma população que está cada vez mais presa num mundo repleto de frustrações escondidas na máscara possibilitada pelas redes sociais. Esse espetáculo faz parte da positividade capitalista moderna. Há uma tendência à uma hiperestetização do mundo, uma busca por uma hiper-realidade perfeita, por uma vida feliz, bem-sucedida, magra, que parece projetar uma hiper-realidade virtual, que, por sua vez, pretende esconder um sentimento de frustração generalizado. Esses simulacros hiper-realistas modernos publicados em rede e a positividade do sistema capitalista funcionariam então como uma distopia social. |