A “debilidade” da religião à luz do pensamento de Gianni Vattimo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bottoni, Irineu José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16719
Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a caritas é a dimensão ética do cristianismo no pensamento de Gianni Vattimo. Para o filósofo Italiano, o reencontro com o cristianismo se deu ao estudar Nietzsche e Heidegger. O ponto de inflexão é o anúncio da “morte de Deus", descrito na obra: A Gaia Ciências, de Nietzsche, e o esquecimento do Ser na obra de Heidegger, na qual, para Vattimo, os filósofos citados denunciam os sintomas da decadência da humanidade, anunciam o fim da modernidade, o fim de uma era metafísica e todos os seus fundamentos últimos, depois de uma longa trajetória. Vattimo relaciona a violência diretamente à Metafísica trazida pelos valores absolutos, que nos levam ao niilismo e ao cristianismo secularizado. A “morte de Deus” abre também o tempo da Pós-modernidade, marca da superação da Modernidade dirigida pelos conceitos das grandes verdades. A Pós-modernidade abre caminho à tolerância e à diversidade, e possibilita o nascimento de uma ontologia hermenêutica que tem princípio na tradição cristã, na herança cristã que recebemos, e que deveríamos retransmitir. É a passagem do pensamento forte, metafísico, das crenças verdadeiras, ao pensamento debilitado (pensiero debole) a uma ontologia debole (débil). A relação entre filosofia (pensamento debilitado) e mensagem cristã só é possível na secularização, intrínseca à própria dinâmica de inserção cristã no mundo, portanto, parte do processo religioso. A secularização seria o debilitamento de fundamentos últimos, a ultrapassagem (Verwindung) da transcendência divina como força ameaçadora, que poderia nos levar à alteridade, ao simplesmente humano, ao outro. A metodologia aqui utilizada é uma análise hermenêutica nas obras de Vattimo, tendo como fonte primária principal a obra Crer que se crê - é possível ser cristão apesar da igreja? A pretensão deste trabalho é demonstrar que, na obra de Vattimo, a secularização é uma autêntica experiência religiosa, portanto, parte do cristianismo. Na era Pós-moderna, na época da ultrapassagem da metafísica, como descrita por Vattimo, no retorno da experiência religiosa que muitos vivem na sociedade atual, queremos afirmar que a caritas é a dimensão ética do Cristiano no pensamento de Gianni Vattimo.