Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
RAMALHO, Juliana Karla Quirino |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2169
|
Resumo: |
Este artigo traz um relato de experi?ncia realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virg?lia Cordeiro Guedes, na cidade de Caldas Brand?o-PB. A experi?ncia foi realizada nas disciplinas de l?ngua portuguesa e matem?tica, na turma do primeiro ano, durante o per?odo de 18 a 22 de novembro de 2019. Essa experi?ncia foi muito importante para confirmar que a introdu??o da crian?a no mundo dos n?meros e da leitura, por meio de jogos e brincadeiras, ? muito importante para motivar os alunos e deixar as aulas, sobretudo, de matem?tica mais atrativas, uma vez que essa disciplina sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma mat?ria dif?cil e incompreens?vel, isso tem consequ?ncia a resist?ncia dos estudantes. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo foi demonstrar estrat?gias de pr?ticas l?dicas, j? vivenciadas em sala de aula, que ajudam crian?as a prosperar na aprendizagem matem?tica, bem como, enriquecer o conhecimento do meio em que vivem, levando o que aprendeu dentro da escola para a comunidade. Os objetivos espec?ficos deram conta de: analisar a motiva??o dos alunos com os jogos e as brincadeiras nas aulas de matem?tica e leitura; observar se os jogos realmente s?o eficazes para o aprendizado de leitura e matem?tica e verificar como a ludicidade pode tornar as aulas mais atrativas. Portanto, a referida experi?ncia trouxe um novo aprendizado de conceitos matem?ticos e de leitura, isso potencializou a aprendizagem e minimizou dificuldades que os alunos apresentavam nas referidas disciplinas, deixando as aulas mais din?micas, possibilitando uma maior participa??o e envolvimento dos alunos nessas atividades. Como resultados, os jogos e as brincadeiras fortaleceram o ensino-aprendizado em sala de aula e contribu?ram para uma maior concentra??o por parte dos alunos. |