Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Souza, Dionei Jesus de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8052
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Resumo: |
A presente dissertação de mestrado objetiva o estabelecimento de relações entre textos líricos pertencentes a temporalidades distintas, mas que apresentam traços de semelhanças tanto temáticas quanto no emprego de algumas estratégias formais. A intenção consiste, pois, na análise da poesia lírico-amorosa e indianista de Gonçalves Dias a partir de um estudo das camadas de significação de cada poema selecionado. A fundamentação teórica apoia-se nas propostas de Roman Ingarden descritas em sua obra A obra de arte literária. Selecionando-se alguns poemas medievais portugueses, lidos sob o viés da estratificação, busca-se a aproximação do lirismo de Gonçalves Dias ao paradigma lírico representativo das principais cantigas de amor e amigo lusitanas. Para tal comparação, apreciam-se os elementos identitários tais como a figura feminina, o índio, a natureza, a religiosidade e a perspectiva do nacionalismo romântico. Faz-se, desse modo, uma análise associativa entre os mesmos tendo como horizonte o apreço pelo ideário do medievo inerente à poética de Gonçalves Dias. |