Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Devincenzi, Sam da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8854
|
Resumo: |
A Aprendizagem Ativa surge como uma área onde o aluno é incentivado a fazer mais em seu processo de aprendizagem que somente ouvir. Dentre as estratégias de Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma das mais destacadas, por se tratar de uma forma envolvente e motivadora de aprendizagem experiencial, onde os alunos estão muitas vezes muito próximos dos detalhes imediatos do problema e da solução proposta, sendo conceituado como um dos métodos mais motivadores para o aprendizado do aluno. Uma vez que, na execução da PBL, os alunos passam a ter participação e decisão sobre o seu processo de aprendizagem, é de suma importância que estes estejam motivados. Por outro lado, Hmelo-Silver (2004) indica que mesmo a motivação sendo um dos pontos fortes da PBL, ela ainda não é plenamente alcançada pelas práticas atuais. O objetivo desta tese é propor uma tecnologias persuasivas ubíquas para potencializar a aplicação da metodologia PBL, nos cursos de graduação na área da computação, mantendo assim, os alunos motivados em seu processo de aprendizagem. Para tanto, o aplicativo TutorApp foi desenvolvido como uma ferramenta que implementou a tecnologia persuasiva ubíqua proposta para interagir e motivar os alunos em seu processo de aprendizagem, e foi utilizado em 2 estudos de caso para ser validado. De forma a quantificar os resultados da pesquisa referentes ao ganho de motivação por parte dos alunos, utilizamos para medição quantitativa, o modelo do framework proposto por Tôledo (2017) no Estudo de Caso 1 e o modelo proposto por Mota (2018) no Estudo de Caso 2. De forma a medir qualitativamente o trabalho, o Discurso Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2009) foi utilizado. Com a análise dos dados gerados nos estudos de caso, baseada no discurso dos alunos e na avaliação de suas motivações a cada gatilho disparado, podemos identificar que, no geral, a inferência da tecnologia desenvolvida foi capaz de alcançar os alunos, elevando seu grau de motivação durante o experimento. Trechos do discurso dos alunos, bem como avaliação da motivação de seus perfis, corroboraram com a conclusão de que Tecnologias Persuasivas e Ubíquas, quando utilizadas juntas, podem contribuir para elevar a motivação do aluno durante a prática PBL. |