Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Brito, Fabia Holanda de |
Orientador(a): |
Ferreira, Letícia Carvalho de Mesquita |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10438/16917
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Resumo: |
Este trabalho discute mudanças que vêm ocorrendo no Bumba-meu-boi do Maranhão, decorrentes entre outras coisas do turismo cultural. Foca no chamado 'sotaque de orquestra' e toma como estudo de caso o grupo Brilho da Ilha, partindo das percepções dos brincantes acerca das transformações ocorridas no folguedo e da observação participante. Entende-se por mudanças as adequações e a introdução de novos elementos ou personagens em uma releitura do auto do bumba-meu-boi. O bumba-meu-boi se reinventa, não só por causa do turismo, mas também do mercado cultural, da própria dinâmica da sociedade e da demanda que é colocada pelos patrocinadores da brincadeira, geralmente o próprio estado, aos grupos. Essa reinvenção, porém, não desfaz o fato de se tratar de um folguedo tradicional. |