Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Silva Filho, Fernando Alves da |
Orientador(a): |
Massarani, Luisa Medeiros |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Link de acesso: |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40156
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Resumo: |
As produções cinematográficas apresentam diferentes arquétipos de ciência e cientistas e sua análise permite entender o imaginário social da ciência. No presente estudo, temos como objetivo compreender como a ciência e os cientistas são representados em narrativas de Superaventuras. O objeto de estudo é composto por quatro filmes do super-herói Hulk - "O Incrível Hulk: Como a fera nasceu" (1977), "O Incrível Hulk: Casado" (1978), "Hulk" (2003) e "O Incrível Hulk" (2008). A metodologia utilizada no trabalho foi a análise de conteúdo e análise comparativa de filmes com viés qualitativo das interpretações culturais e significados da ciência em filmes. Ao comparar analiticamente esses quatro filmes, tivemos a oportunidade de perceber em que medida a representação da ciência e dos cientistas em filmes do Hulk mudou historicamente, comparando produções da década de 1970, quando foi lançado o primeiro filme do super-herói, e do inicio do século XXI. Os dados coletados indicam que elementos da ciência e a presença do profissional da ciência aparecem nos quatro filmes. Os resultados mostram maior número de personagens cientistas homens em posição de destaque em relação ao número de cientistas mulheres, indicando que nesses filmes adaptados de superaventuras dos quadrinhos são reproduzidos o estereótipo de cientistas como homens brancos de meia idade e cientistas mulheres brancas mais novas que os homens. E, também, que o número de estereótipos clássicos apresentados nos filmes analisados são mais variados entre os personagens homens, enquanto ocorre uma repetição nas representações de mulheres. Das mudanças que ocorreram nos 25 anos entres as produções, a apresentação da cientista mulher em filmes adaptados de superaventuras, continua sendo, em nosso corpus, a figura de apoio e complementação sentimental dos personagens homens. |