Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Zabotti, Manoela de Oliveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17487
|
Resumo: |
Este trabalho objetivou constatar e analisar os elementos simbólicos, míticos e arquetípicos utilizados na narrativa audiovisual da série The Handmaid’s Tale que remetem à construção da representação social da mulher. Para isso, por meio de uma pesquisa exploratória bibliográfica, procuramos compreender as teorias do imaginário, dos arquétipos (anima e animus), e também da representação e identidade feminina como uma construção social e mítica. Exploramos ainda os conceitos de identidade e relações de poder, e delineamos um contexto histórico em relação à formação social dessas representações. Para a análise da narrativa audiovisual, aplicamos a mitocrítica, metodologia proposta por Gilbert Durand, com base em suas etapas metodológicas (mitodológicas). Foi possível constatar e compreender as configurações simbólicas que – por meio da linguagem e da tecnologia do imaginário (TV) – manifestam-se, difundem-se e expressam um contexto histórico, social e cultural que estruturam e fundamentam a representação social da mulher. Essa jornada interpretativa nos permitiu compreender na prática como se dá o movimento do trajeto antropológico descrito por Gilbert Durand. |