A mise-en-scène no cinema dos anos 60 e sua relação com a vitrine e o ensaio fotográfico de moda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pescador, Lilian Daros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3374
Resumo: Sabendo que o cinema e a moda possuem relações profícuas e complementares entre si, propomos um olhar sobre o que constitui o objeto desse estudo que são as relações entre a mise-en-scène do cinema europeu e brasileiro dos anos 60 com as vitrines e os ensaios fotográficos de moda. Ancoramos essa pesquisa em autores como Benjamin (2009), que nos aponta o surgimento da moda como imagem; Bordwell e Thompson (2013), com o conceito de mise-en-scène; Marra (2008), entendendo a fotografia de moda e alguns fotógrafos dos anos 60 e Silvia Demetresco com seus estudos sobre vitrine. Também foram utilizados como análise imagética, filmes da década de 1960, ensaios fotográficos de moda, revistas e imagens de vitrines. Mostramos, assim, as semelhanças, familiaridades, proximidades e entrelaçamentos que estabelecem esses assuntos.