O ensino de libras como língua adicional em uma abordagem metacognitiva com o uso de objetos digitais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Martins, Keylliane de Sousa lattes
Orientador(a): Forneck, Kári Lúcia lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PPGEnsino;Ensino
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
CH
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10737/3155
Resumo: No ensino de Libras, por ser de modalidade visuoespacial, requer do aluno aprendiz atenção às habilidades visuais e motoras, para compreensão e execução dos sinais. Por essa razão, nesta proposta intencionou-se levar em consideração esses aspectos na produção de material didático digital, que tenha como características essenciais o apelo visual da proposta, bem como a possibilidade de explorar o campo linguístico da comunidade usuária de Libras. Para embasamento teórico dessa proposta, assumimos os postulados de Sofiato e Reily (2014), Kato (2007), Quadros (2011) e Tarouco (2012). Esta pesquisa teve como objetivo de estudo a produção de objetos digitais de aprendizagem a partir dos níveis fonológico e lexical da Libras, numa abordagem metacognitiva (LEFFA, 1996). Além disso, pretendeu-se analisar as interações dos alunos ouvintes com essas ferramentas e avaliar em que medida os objetos auxiliam na compreensão e no processo de ensino e de aprendizagem dessa língua como língua adicional, em especial no que diz respeito aos feedbacks instrutivos, previstos na estruturação das atividades. A metodologia de análise de dados partiu da abordagem qualitativa, com a criação de objetos digitais de aprendizagem, análise das interações dos usuários com as ferramentas digitais, avaliação e análise do conteúdo da pesquisa de satisfação respondida pelos participantes. Foram produzidos dois Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), contendo temas relacionados à Libras. No primeiro, Interação em Libras I, focou-se em trabalhar o alfabeto manual, os números e as formas de cumprimento; no Interação em Libras II, o foco foram as cores, os materiais escolares e alguns verbos, usando situações reais de comunicação. Nossa expectativa era criar uma ferramenta de apoio aos processos de ensino de Libras, e que pudesse servir de base para futuras pesquisas nessa área, bem como avaliar a interação dos discentes e gerar dados. Os resultados apresentados mostram que o uso dessas ferramentas em contextos de ensino contribui para uma aprendizagem mais dinâmica, colaborativa e interativa, na qual o aprendiz torna-se o protagonista de todo o processo.