Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Leite , Danilo Pantoja
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Orientador(a): |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
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Banca de defesa: |
Neide, Italo Gabriel,
Schwertner, Suzana Feldens,
Vecchia, Rodrigo Dalla |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PPGECE;Ensino de Ciências Exatas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10737/4571
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Resumo: |
A presente dissertação é resultado de uma investigação acerca do ensino de desenvolvimento de jogos digitais, com a utilização de algumas características da metodologia Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH, na sigla em inglês) utilizando o auxílio da ferramenta Scratch (sem tradução), que é intuitiva e incentiva a auto aprendizagem à medida que os seus utilizadores vão explorando as paletas e blocos existentes na ferramenta, além de fornecer feedback imediato da execução das ações que seu utilizador realiza. A pesquisa foi realizada em Macapá, Amapá, com dois sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação foi explorar o uso da metodologia TEACCH para o ensino de desenvolvimento de jogos digitais com estudantes com autismo e verificar como essa metodologia impacta nesse processo. e, especificamente: a) investigar a metodologia TEACCH utilizada com alunos com autismo no desenvolvimento de jogos digitais; b) estimular a discussão sobre a inclusão de sujeitos com autismo no mercado de desenvolvimento de jogos; c) proporcionar momentos de exercício da criatividade e autonomia por meio de uma sequência didática que contempla a ferramenta Scratch. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa com abordagem qualitativa de natureza estudo de caso descritivo. O material de pesquisa foi constituído por produções elaboradas pelos alunos (protótipos de jogos) e diário de campo do professor. A presente investigação possibilitou a reflexão sobre o ensino de desenvolvimento de jogos digitais, explorando a importância de interação e adequação entre as metodologias utilizadas para o ensino de pessoas com TEA. Os principais resultados do estudo evidenciam que o ensino de jogos digitais, por meio da ferramenta Scratch, pode ser uma opção viável para facilitar o aprendizado dos estudantes na área de desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, a utilização de algumas das características da metodologia de ensino TEACCH, aliadas à aplicação conforme a necessidade específica de cada sujeito participante da pesquisa, contribuiu no processo de exploração de conceitos relacionados ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando melhorias no raciocínio lógico e nas práticas iniciais necessárias ao desenvolvimento de jogos, bem como o planejamento estruturado de cada passo da aplicação dos comandos necessários para o desenvolvimento dos jogos. Foi possível, também, promover aumento do interesse dos estudantes para executar as atividades propostas ao incluir aspectos da realidade diária dos estudantes participantes da pesquisa. |