A robótica educacional como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Alessandro Siqueira da lattes
Orientador(a): Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PPGECE;Ensino de Ciências Exatas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
CET
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10737/2525
Resumo: Esta dissertação se refere ao uso da robótica educacional como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação no primeiro período do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: quais são as potencialidades de uma prática pedagógica embasada na robótica educacional para a aprendizagem de lógica de programação no 1o período do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFG câmpus Uruaçu? A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), na cidade de Uruaçu, com trinta alunos do primeiro período do curso de ADS. Como objetivos específicos, buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos de robótica e lógica de programação; explorar uma proposta metodológica com contexto de aprendizagem de conceitos de lógica de programação suportada por uma linguagem de programação visual; desenvolver experimentos em robótica como recurso para facilitar o aprendizado. Nesse sentido, o estudo apoiou-se nos princípios educacionais construcionistas defendidos por Papert (1994) e na utilização da robótica educacional para alcançar os objetivos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva cronológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial e um questionário final, além de observações e anotações dos acontecimentos ocorridos na sala de aula de forma individual, e em grupo, em diário de campo, registro das atividades realizadas pelos alunos, por meio de fotos, filmagens e, por fim, um questionário de avaliação. Os resultados mostraram que: a) antes da intervenção os alunos apresentavam dificuldades em identificar variáveis, e principalmente, como utilizar estruturas de decisão; b) os desafios realizados e os protótipos construídos durante a intervenção pedagógica pelos alunos contribuíram para facilitar a compreensão dos conceitos de lógica de programação; c) a falta de alguns conhecimentos matemáticos prévios dificultou o desenvolvimento do raciocínio lógico na programação; d) os questionários final e de avaliação demonstraram que houve aumento na quantidade de acertos dos conceitos apresentados. Dessa forma, a robótica educacional revelou-se como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação.