Fotografia e colagem na elaboração do pensamento artístico a partir da produção de Gê Viana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ventura, Jessica Fernandes lattes
Orientador(a): Silveira, Luciana Martha lattes
Banca de defesa: Fukushima, Kando lattes, Silveira, Luciana Martha lattes, Queluz, Marilda Lopes Pinheiro lattes, Masson, Michel Nunes Lopes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28686
Resumo: Gê Viana é uma artista visual maranhense que produz colagens digitais e/ou analógicas a partir da junção de fotografias, de sua autoria, e/ou de imagens provenientes de arquivos. As suas imagens contestam o historicismo brasileiro, nelas a artista produz narrativas imagéticas ficcionais de inscrição de corpos dissidentes que sofreram apagamentos e/ou violências durante o processo de formação da sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é olhar para essas imagens, a fim de se compreender de que maneira a fotografia e a colagem atuam como ações propositivas para a construção do corpus imagético da artista. Baseia-se na perspectiva de pensamento inerente à imagem, proposta por Etienne Samain, para que se observe como as imagens da artista pensam. Para tanto, contextualiza-se as especificidades do signo fotográfico a partir da sua ontologia e de um breve histórico da consolidação da fotografia como meio de expressão, dessa discussão localiza-se o caráter construtivo da imagem fotográfica que é aproveitado como lógica de mediação em conjunto com a colagem para a elaboração das narrativas propostas por Gê Viana. Metodologicamente, a dissertação se dá tendo as imagens da artista como um estudo de caso, em uma leitura circunstanciada e pautada na recepção das imagens as quais são apreciadas em seu formato digital. Para a análise das imagens, utiliza-se uma adaptação do método de análise proposto por Ana Maria Mauad, tendo a revisão bibliográfica como suporte teórico para o entendimento dessas imagens fotográficas, que tem na colagem sua mediação perceptiva. Como resultados, espera- se fornecer subsídios para uma maior compreensão da imagem, em particular a fotográfica, por meio de uma leitura expandida das imagens de Gê Viana, tendo em vista que a prática artística propicia suporte para o entendimento da inserção social das imagens.