Avaliação do estresse de movimento em Jogos reabilitadores com realidade virtual imersiva no tratamento de torcicolo espasmódico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Farias, Douglas Lopes lattes
Orientador(a): Damasceno, Eduardo Filgueiras lattes
Banca de defesa: Correa, Cleber Gimenez lattes, Damasceno, Eduardo Filgueiras lattes, Dias Junior, Jose Barbosa lattes, Nardi, Paulo Augusto lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Informática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30961
Resumo: Nos últimos anos, vários cientistas investigaram a utilização da Realidade Virtual (VR) para apoiar as terapias de reabilitação, melhorando o controle motor, motivação, e em alguns casos, oferecendo efeitos analgésicos, pela distração da dor. Contudo, poucos se preocupam em averiguar os efeitos ergonômicos durante a utilização desta tecnologia sobre o paciente. Esta característica, é o motivador para este estudo. Os estudos concentram-se no tratamento do torcicolo espasmódico, uma doença muito comum na área de tecnologia da informação relatada por utilizadores de sistemas de informação e programadores de computadores. Há algumas vantagens no uso dos testes ergonômicos em RV que influenciam a usabilidade como o potencial lúdico dos exercícios. Todavia, há algumas desvantagens que estes testes esclarecem, tais como: perda de imersão, incômodo e uso descuidado. Este trabalho relata a aplicação de testes ergonômicos em um cenário controlado com pacientes não lesionados, no qual observouse situações que podem afetar a eficácia do tratamento. Tais situações incluem: avaliação sobre o biotipo dos participantes em função do seu Indice de Massa Corporal, Gordura Corporal,Gordura Viceral, Massa Muscular e Idade. A partir deste estudo foi investigado o impacto do peso do dispositivo na condução do exercício a fim de identificar o momento adequado de finalizar a interação. Para execução da pesquisa foram estabelecidos grupos de testes com artefatos de pesos diferentes e idades distintas, os quais executaram movimentos de tratamento através de um jogo, e durante a execução responderam um questionário por meio de um protocolo “Think Aloud”. Foi utilizado um método estatístico de Regressão Linear para analisar e validar os dados e Análise dos Componentes Principais(PCA) para identificar os agrupamentos dos elementos. Conclui-se que as variáveis citadas não obtiveram dependência para interferência no momento adequado de finalizar a interação do exercício. Contudo, os dados indicam que cenários de usabilidade que consideram a velocidade do movimento tem interferência no processo.