Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: França, Ana Claudia Camila Veiga de lattes
Orientador(a): Corrêa, Ronaldo de Oliveira lattes
Banca de defesa: Queluz, Gilson Leandro lattes, Queluz, Marilda Lopes Pinheiro lattes, Tedesco, Marina Cavalcanti lattes, Pinto, Pedro Plaza lattes, Corrêa, Ronaldo de Oliveira lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25140
Resumo: Esta pesquisa é sobre a presença de mulheres no circuito de cinema de Curitiba, entre 1976 e 1989. A partir do cruzamento de documentos, narrativas biográficas e referencial teórico, minha intenção foi reconstruir experiências de mulheres na realização de filmes, organização de mostras e festivais, atividades de pesquisa, cursos de formação e crítica cinematográfica. Para tanto, mapeei pessoas, eventos e espaços; descrevendo e analisando modos como essas mulheres constituíram saberes, práticas e sociabilidades. Nesse percurso, encontrei em acervos públicos, privados e pessoais, uma variada tipologia de documentos com fragmentos e pistas sobre os usos do cinema na cidade. Argumento que, para reconhecer as experiências dessas mulheres é preciso também deslocar objetos e métodos de investigação, considerando uma variedade de práticas, documentos e narrativas. A partir desse deslocamento, no qual a noção de circuito se faz congruente, é possível narrar não apenas experiências de mulheres, mas narrativas outras, importantes para reconhecer tensões, assimetrias e a multiplicidade do campo cinematográfico brasileiro, e mais especificamente, paranaense.