Jogos digitais e educação: o mundo aberto de minecraft na aprendizagem situada ludoletrada
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25383 |
Resumo: | Assumindo como objeto um jogo digital, essa pesquisa qualitativa-interpretativista, possui como objetivo analisar como as mecânicas de mundo aberto de Minecraft podem auxiliar docentes a desenvolverem um cenário de aprendizagem situada multiletrada para os conteúdos que, de um modo geral, vem sendo transmitidos, com uso de tecnologia nãodigital. Com vistas a atingir tal objetivo serão empregados como referência teóricometodológica fundamental conceitos dos Multiletramentos, do Grupo de Nova Londres (GNL) (2000) e COPE e KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), da multimodalidade e design em Gunther Kress (2000, 2003, 2006) e (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), assim como aqueles relativos ao ludoletramento em ZAGAL (2009, 2010) e dos jogos digitais para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem situada, em GEE (2004, 2007, 2009). A partir deste referencial teórico serão analisadas como as mecânicas de jogo encontradas na versão educativa de Minecraft, denominada Minecraftedu, podem auxiliar docentes a criar designs de ensino-aprendizagem inseridos em uma experiência interativa de mundo aberto. A análise irá se situar a partir de uma matriz que busca delimitar aspectos relacionados aos multiletramentos, ao ludoletramento, aos aspectos estruturais do design relativos ao ensino da leitura multimodal, à interatividade entre design e aluno e também à aprendizagem situada. As reflexões teóricas e as análises tecidas neste estudo propiciaram constatar que o educador, ao empregar as mecânicas de jogo de Minecraftedu visando elaborar um design de aprendizagem multiletrado, se torna um designer de recursos educativos digitais, devendo adquirir um conjunto de letramentos específicos relacionados à plataforma interativa, compreendendo desse modo as suas mecânicas de jogo, para desenvolver dinâmicas de grupo e diversos tipos de atividades/designs no espaço virtual, nos quais os alunos-jogadores poderão realizar um redesign de acordo com as suas experiências de jogo e com a intencionalidade pedagógica do professor. |