Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Fracchia, Bruno Iury |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-08112022-161317/
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Resumo: |
Esta dissertação aborda a relação de D. Pedro II com o teatro desenvolvido no Brasil durante os primeiros 30 anos de seu reinado. O objetivo principal é dar visibilidade à relação entre o monarca e o teatro praticado no país à sua época, compreendendo se sua atuação teve alguma influência direta no desenvolvimento das artes da cena no Brasil ao longo dos Oitocentos. Tendo como referências os diários do imperador, jornais do século XIX e, ainda, estudos consagrados e contemporâneos sobre D. Pedro II, Brasil Império e teatro brasileiro, como os de Fraguas (2019), Faria, (1993 e 2001), Medeiros (2010) e Silva (2017), o estudo aborda o segundo imperador brasileiro nas esferas pública e privada, buscando investiga-lo como agente participante da cena teatral desenvolvida no Brasil durante o período estudado. A partir do material analisado foi possível identificar o envolvimento de D. Pedro II com o teatro praticado no país nas condições de espectador, mecenas, crítico diletante, tradutor e aliado de grandes nomes da cena nacional do século XIX. Seu envolvimento com a arte teatral foi maior do que a historiografia consagrada costuma defender e não se caracterizou como um recurso para a construção de uma imagem determinada do imperador. |