Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Patrícia de Almeida Ferreira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07072017-153615/
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Resumo: |
Este trabalho teve como propósito central investigar a sonoridade jobiniana na obra Matita Perê (1973), de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro. Para isso, concentrou-se em pesquisar de que maneira Claus Ogerman contribuiu para o resultado idealizado por Jobim, isto é, como o arranjador e o compositor, ambos com suas referências pessoais e distintas, somaram-se para a construção desse resultado sonoro. Partiu da análise da canção Matita Perê, das observações dos processos de construção da orquestração e das interfaces poéticas. Objetivou ampliar o conhecimento da obra de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, contribuindo, assim, para a compreensão do legado do cancioneiro brasileiro. O resultado concreto deste estudo acadêmico foi a construção das partituras digitalizadas e fiéis às gravações originais de Matita Perê, deixando-as disponíveis para o público interessado |