Sistemas interativos de prova clássicos e quânticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cardonha, Carlos Henrique
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-09112020-192503/
Resumo: Baseando-se em discussoes relacionadas a simulacao de sistemas quanticos, Feynman sugeriu na decada de 80 a construcao de computadores que pudessem explorar as caracteristicas quanticas da natureza. A consequencia disso foi o inicio do desenvolvimento da teoria de computacao quantica, que consiste num modelo de computacao possivelmente mais poderoso que o modelo classico. O algoritmo de Shor para fatoracao de inteiros reforcou as suspeitas a respeito da superioridade desse modelo. No mesmo periodo, um novo conjunto de ferramentas foi desenvolvido dentro da teoria de complexidade computacional Os sistemas interativos de prova foram introduzidos na decada de 80 e, com eles, muitos resultados importantes foram obtidos, como o teorema PCP. Recentemente, surgiram alguns novos resultados envolvendo sistemas interativos de prova e o modelo qsuantico de computacao. Esta dissertacao apresenta alguns desses resultados com o intuito de evidenciar algumas das potenciais diferencas entre os modelos quanticos e classico de computacao.