Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Lorena Duarte de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-25092023-103208/
|
Resumo: |
A proposta deste trabalho é a análise do longa-metragem Garotas do ABC Aurélia Schwarzenêga (2002), de Carlos Reichenbach. Este filme é um dos frutos do projeto ABC Clube Democrático, que previa uma série de seis longas sobre a vida de operárias têxteis da região do ABC paulista. Da ideia inicial de Carlão, foram feitos dois filmes, que dialogam com sua filmografia anterior pela temática da mulher proletária. Garotas do ABC foi o filme mais caro realizado pelo diretor, financiado com leis de incentivo estatais, e sofreu grandes alterações ao longo do processo. O projeto busca traçar uma arqueologia da dramaturgia do filme e, valendo-se do roteiro Aurélia Schwarzenêga, publicado em 2008, fazer uma análise que compare roteiro e filme de modo a desvendar aspectos do estilo de Reichenbach. A intenção é extrapolar a análise referencial que muito se tem feito sobre a obra de Carlão e oferecer ao leitor um exercício crítico de investigação estilística, combinando a observação da imanência do filme com pesquisa de informações históricas pontuais. |