Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pedroso, Rodrigo Aparecido de Araujo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-16032021-142354/
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo investigar representações do patriotismo estadunidense em histórias em quadrinhos que se passam em futuros distópicos, no período final da Guerra Fria. As análises se focam em três séries de histórias em quadrinhos publicadas nos EUA, entre os anos 1980 e 1990: American Flagg! de Howard Chaykin (1983-1989); Marshal Law de Pat Mills e Kevin ONeill (1987-1993) e Martha Washington de Frank Miller e Dave Gibbons (1990-1999). Essas três HQs podem ser caracterizadas como obras de ficção científica utópicas/distópicas com diferentes níveis de patriotismo, nas quais os autores expõem seus sentimentos e opiniões com relação aos rumos que o país estava tomando. A ideia central é investigar como determinadas visões pessimistas sobre o futuro foram historicamente construídas e qual é o papel dessas obras de ficção na construção e na apreensão da realidade na qual estão inseridas. E, com isso, investigar como as perspectivas de futuro divulgadas por essas HQs dialogam com mudanças político-sociais que estavam ocorrendo nos EUA, como o temor das consequências de uma possível guerra nuclear, as incertezas econômicas e sociais decorrentes da implantação de medidas neoliberais e a ascensão de grupos políticos conservadores durante os governos de Ronald Reagan (1981-1989), George H. W. Bush (1989-1993) e Bill Clinton (1993-2001). Além dessa temática geral, analisaremos questões mais específicas como algumas discussões de gênero presentes nas três HQs (principalmente com relação a padrões de masculinidade), violência e ações de vigilantismos tanto de civis quanto de agentes governamentais e pontos de vista sobre a Guerra Fria e as políticas de intervenção externa dos EUA. |