Reflexões sobre a poética do feminino de Jocy de Oliveira em suas óperas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Guilherme Montes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-26122019-110828/
Resumo: Neste trabalho são observados elementos da poética da compositora Jocy de Oliveira em seu conjunto de 9 óperas. Nesta pesquisa, essa poética particular da compositora foi denominada como uma \"poética do feminino\". No primeiro capítulo são discutidas algumas questões a respeito da atuação profissional feminina em diferentes funções na música - como intérprete, como maestrina, e como compositora; além de também serem abordadas algumas das características da poética composicional particular da autora. Durante o segundo capítulo é proposta uma divisão em 3 fases distintas para o estudo das obras de Jocy de Oliveira: Trabalhos Iniciais; Fase Eletrônica e Experimental; e As Óperas. Também no segundo capítulo são discutidas algumas características das obras destas 3 fases. No terceiro e último capítulo são abordados especificamente elementos da poética do feminino de Jocy de Oliveira, observados ao longo de suas óperas a partir de quatro categorias: Dramaturgia e Libreto; Instrumentação e Orquestração; Montagem, Cenografia e Figurino; e Aspectos Interpretativos.