Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Fialho, Roberto Novelli |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-06022024-120546/
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Resumo: |
A presente dissertação estuda o papel do desenho como metodologia de projeto e busca caracterizar a relação entre a produção gráfica e a evolução do projeto arquitetônico em suas estapas, assim como a maneira com que o arquiteto se utiliza do recurso do desenho e sua interferência na resolução da obra arquitetônica. Estas questões são abordadas através do estudo do trabalho do arquiteto Rino Levi e de seu escritório. A partir do estudo de obras referenciais elegidas para os estudos de caso o Edifício Prudência (1948), a Residência Olivo Gomes (1952) e o Banco Sul-Americano (1962) busca a percepção da presença de elementos comuns na metodologia de projeto do arquiteto, seja na organização dos desenhos, no tratamento da tecnologia ou na transposição dos conceitos aplicados no papel para a obra construída. Estes estudos, desenvolvidos a partir da confrontação dos desenhos relativos aos projetos com o levantamento fotográfico das obras, demonstram as relações do ofício no controle dos aspectos técnicos e da fidelidade da execução dos projetos. Em suas conclusões o trabalho busca sistematizar os dados colhidos e identificar evidências do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho do arquiteto. A dissertação se conclui com um balanço sobre a interação do desenho como influência, elemento e referência para a produção arquitetônica, procurando identificar os elementos que interagem neste contexto, levantando questões sobre métodos e procedimentos e sobre o que podem acrescentar ao repertório arquitetônico. |