Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Denterghem, Diego Emmanuel de Kerchove de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-24112015-101854/
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Resumo: |
O presente trabalho explora e analisa o antropomorfismo nos quadrinhos adultos. Baseando-se em uma bibliografia teórica sobre narração e histórias em quadrinhos. O trabalho investiga os impactos que a escolha do antropomorfismo, como forma de representação, tem sobre a construção de personagens e da narrativa. Partindo de um panorama histórico e artístico sobre a evolução do antropomorfismo nas artes gráficas e narrativas, elaborado a partir de autores como Keith Thomas e Maria Celeste Dezotti, o trabalho evolui para um estudo sobre o papel do antropomorfismo na narrativa, em particular nas histórias em quadrinhos. Baseandose em autores como Tzvetan Todorov e Roland Barthes, como também em teóricos da nona arte como Scott McCloud e Will Eisner. Com a finalidade de exemplificar e se aprofundar a pesquisa apresenta, também, dois estudos de casos de duas obras de diferentes nacionalidades que têm em comum o uso de protagonistas animalescos. As obras são: Blacksad - Artic Nation, dos espanhóis Juan Diaz Canales e Juanjo Guarnido, e Zé Gatão - Memento Mori, do brasileiro Eduardo Schloesser. |