Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Mitre, Amanda Bianco |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-03012024-130858/
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Resumo: |
Para a forma assumida pela cidade de São Paulo durante os primeiros decênios do século XX concorreram, entre outras coisas, o intenso crescimento econômico e uma renovação da paisagem inspirada, sobretudo, na arquitetura europeia, fonte de modelos e lugar de origem de vários profissionais que atuaram na cidade. Uma das expressões das alterações da cidade foi as edificações residenciais, que introduziram arranjos espaciais e soluções estéticas e técnicas inovadoras, rompendo com os padrões construtivos até então estabelecidos e cooperando para a difusão de novas linguagens arquitetônicas, entre as quais o Art Nouveau. O estilo, apesar da pouca difusão no Brasil, obteve expressiva notoriedade e apuro plástico nos projetos do arquiteto francês Victor Dubugras (1868-1933). Esta tese estuda a arquitetura residencial produzida por Victor Dubugras na cidade de São Paulo, entre 1902 e 1913. Busca verificar de que forma a tipologia e o Art Nouveau são tratados em seus projetos, que são investigados em termos de implantação e definição de acessos, programa, articulação entre espaços internos e externos, ordenamento espacial, tratamento formal e detalhes construtivos. A pesquisa também investiga as possíveis referências projetuais mobilizadas na concepção desses projetos, assim como a posição deles na trajetória projetual e profissional de Dubugras. |