Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Édison Trombeta de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-163653/
|
Resumo: |
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm apoiado a Educação a Distância (EaD) e objetivam integrar diferentes informações e tempos de aprendizagem dos estudantes. Seu constante desenvolvimento tecnológico tem gerado transformações para novos modos de ensinar e de aprender. Esta pesquisa de natureza qualitativa, inserida em contexto profissional do design instrucional, objetivou descrever e fundamentar a seleção de ferramentas, aplicativos e softwares em ambientes virtuais. A revisão de estudos sistemáticos (EaD, Ambientes Virtuais e Design Instrucional), inspirou as bases de fundamentação teórica para criação de material de análise que auxilie na seleção de mídias. A imersão em um AVA requer um conhecimento tecnológico de mídias, aplicativos e recursos que ele possui. Ao investigar as características das ferramentas tecnológicas presentes no AVA Canvas, em uso pela Univesp, ficou evidente a necessidade de uma fundamentação teórica que justifique sua seleção, tanto para o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem como para competências de ensino. O planejamento com intencionalidade educacional atribuída a cada mídia do ambiente virtual requer equipe e pensamento integrado. Não é tarefa exclusiva do design instrucional. O material de apoio criado favorece a atribuição de intencionalidade educacional às mídias pois auxilia no alinhamento das diversas competências de uma cultura de conectividade e colaboração em EaD, assim como o planejamento das demandas sociais desejadas e previstas na legislação educacional. A imersão no contexto das atividades de design instrucional e de equipe de produção e avaliação de diferentes tipos de conhecimentos (Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK) permite o entendimento do planejamento integrado da equipe. A interação dos conteúdos presentes nas tecnologias e dos conteúdos específicos favorece reflexões sobre o desafio de ampliar fluxos e competências de aprendizagem. O uso educacional das tecnologias é essencialmente humano; não reside apenas nas tecnologias de per si. A criação de Fichas-Padrão para o estudo das competências e habilidades previstas para cada curso (Taxonomia de Bloom revisitada) aliada às características tecnológicas de cada mídia, estimula o intercâmbio de análise e produção das equipes responsáveis. A seleção de mídias de um AVA, fundamentada teoricamente, potencializa o desenvolvimento das dimensões existentes nas mídias: informação, comunicação, interação, colaboração e cocriação e permite a integração com diferentes tipos de conhecimentos. |