Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1991 |
Autor(a) principal: |
Cavaliere, Arlete Orlando |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-15092022-104513/
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Resumo: |
Tomando como base e objeto específico de análise uma das encenações mais polêmicas do texto de N.V. Gógol, o inspetor geral, realizada pelo diretor russo de vanguarda V.E. Meyerhold em 1926, o trabalho tem como objetivo distinguir, a partir da tradução direta de textos do encenador e do estudo do espetáculo meyerholdiano sobre o texto de Gógol, as leis estéticas que regem as possíveis associações entre os diversos signos, as diversas linguagens e as diversas artes que concorrem para uma determinada informação estética e para a estruturação do sentido na poética cênica de meyerhold. O conhecimento e a análise do trabalho prático e teórico do diretor russo, ainda muito pouco divulgado entre nos, levaram não apenas a investigação das relações texto-espetáculo, mas também a compreensão das propostas artísticas de meyerhold dentro da discussão e do desenvolvimento dos estudos contemporâneos de questões fundamentais da teoria e estética teatrais |