Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Ana Paula Rosa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15072019-160453/
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Resumo: |
Ao longo da história, o Museu foi uma instituição de muitas características, finalidades e motivações, acompanhando as mudanças sociais de seu tempo. Ele possui hoje, um papel fundamental em diversos aspectos contemporâneos, compondo parte estruturante para o desenvolvimento da sociedade. Contudo, ele enfrenta grandes desafios para manter-se vivo e ativo em suas funções, o que nos leva a refletir se as instituições museais contemporâneas de fato cumprem a sua função social. Diante disso, o objetivo principal dessa dissertação foi analisar as transformações da instituição Museu, apresentando a sua trajetória a partir das mudanças dos paradigmas do conhecimento da sociedade. Como desdobramento desse objetivo e em virtude do movimento da Nova Museologia, a pesquisa teve como objetivo específico apresentar o Museu contemporâneo sob o prisma das novas formas de diálogo com a sociedade, trabalhando com a hipótese de que, essa mudança na postura museológica aproxima o museu da sociedade, contribuindo para o alcance e aprimoramento de sua função social. Buscando atingir tais objetivos, o método de pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa, exploratória e explicativa onde os procedimentos metodológicos foram aplicados as pesquisas bibliográfica e documental. Deste modo, a partir dos questionamentos: O que é conhecimento? O que é Museu? A que se destina? e A quem se destina? expostos em cada paradigma: Greco-Romano, Judaico-Cristão, Ciência Racional e o Paradigma Atual, elaboramos quadros com as respostas consolidadas para fundamentar reflexões acerca do passado, do presente e do futuro dos museus. Destacamos que em sua trajetória paradigmática de transformações e (re) transformações, o museu encontrou no movimento da Nova Museologia a busca pelo aprimoramento de sua função social. Nesse sentido, as análises feitas do passado, no Capítulo 2, e do presente, no Capítulo 3, nos permitiu que, no Capítulo 4 delineássemos a perspectiva de três novas formas de diálogos do museu com a sociedade: Diálogos por meio do Lazer Cultural, Diálogos por meio da Educação Não Formal e Diálogos por meio do Patrimônio Cultural, que a nosso ver, fazendo uso da criticidade e do desenvolvimento recíproco, favoreceriam o alcance das três finalidades prima do Museu (estudo, educação e lazer) e, consequentemente, o alcance e o aprimoramento de sua função social, razão de sua existência e objeto de estudo dessa pesquisa |