As ideias políticas do Centro Popular de Cultura e a busca por um \"teatro proletário\"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Takara, Jacqueline da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-09032021-005056/
Resumo: Este trabalho propõe um estudo das ideias e motivações políticas do Centro Popular de Cultura que nasce associado à União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo em vista sua experiência na cidade de Santo André, em que se busca uma prática engajada de \"teatro proletário\". Para isso, analisa-se as ideias contidas no Anteprojeto do Manifesto do CPC, bem como no livro A Questão da Cultura Popular, ambos de autoria de Carlos Estevam Martins, ainda se apresenta a crítica à linha adotada na Resolução Política do V Congresso do Partido Comunista Brasileiro (PCB) (1960) e a síntese de seu programa de luta \"anti-imperialista e antifeudal, nacional e democrática\". O trabalho traz a revisão histórica e política das críticas produzidas em meados da década de 1980 ao CPC, em especial, a de Marilena Chauí, em Seminários (1983), da coleção O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira, além de recuperar a história do CPC do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, em que o projeto do CPC é levado às últimas consequências e a cultura popular toma a forma da cultura proletária, cujas concepções políticas aparecem próximas do Proletkult russo. Para essa última parte, utiliza-se como principal referência o livro de Thimoteo Camacho, Cultura dos trabalhadores e crise política: estudo sobre o Centro Popular de Cultura do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André (1999), bem como entrevistas realizadas com seus integrantes. Este trabalho recupera parte da história do teatro brasileiro praticamente toda apagada com o Golpe Civil-Militar de 1964 e retoma a discussão sobre os propósitos políticos do CPC à luz de sua experiência no seio do movimento operário. A partir dessa pesquisa, é possível concluir que as ideias políticas do CPC eram em grande medida expressões da linha política do PCB, de luta pela consolidação de uma cultura popular e proletária em combate à cultura burguesa e, ao mesmo tempo, de aliança com setores da burguesia nacional e em defesa da consolidação de seu regime.