Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Santos, Reinaldo Luiz dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-15122020-124950/
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Resumo: |
A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), sede da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista, possui vários exemplares da arte escultórica instalados em suas praças, jardins ou em exposição dentro das instituições de ensino. Este acervo universitário apresenta estátuas, bustos e volumes abstratos, confeccionados em diferentes materiais por diferentes artistas. Pela importância das esculturas, dos seus autores e do seu significado para a USP, pelo extenso espaço aberto que o campus apresenta e pela sua história, acredita-se que a CUASO pode se tornar um museu a céu aberto da cidade de São Paulo, configurando como objetivo geral deste projeto apresentar o seu potencial museológico. Porém, para que a proposta realmente tenha validade, deve ser reconhecido o valor de toda a arte escultórica para todos que utilizam do espaço universitário e comunidade externa, além de estabelecer procedimentos de limpeza e manutenção dos diversos materiais utilizados na produção das peças. Por se localizarem em ambiente externo e aberto ao público, as esculturas permanecem sob ação de diferentes agentes ambientais, como insolação, variações térmicas e poluição, que associada a diferentes atos de vandalismo, aceleram a sua degradação. Frente a essa variedade de fatores, tem-se a necessidade de se proceder com estudos específicos sobre as manifestações patológicas a fim de propor medidas conservativas adequadas para cada caso. Aliado a isso, por ser uma realidade no contexto da conservação de construções e objetos de valor histórico e artístico, as ferramentas digitais de escaneamento a laser e fotogrametria auxiliam na documentação dos bens, registrando-os na forma de modelos tridimensionais virtuais fidedignos. Logo, o projeto fornece um inventário das obras expostas atualizado, e o início da documentação digital das peças, além de incluir também uma proposta de manual de conservação para as obras do escultor e ex-professor da FAU USP, Caetano Fraccaroli. O projeto busca propor às atuais e futuras gerações de estudantes, professores, funcionários e visitantes, um local onde possam vivenciar o campus com uma nova perspectiva e apreciar o seu acervo escultórico na plenitude de sua forma e autenticidade. |