Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Silva, Marco Antonio da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122016-151218/
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Resumo: |
O presente texto pretende apresentar a investigação, a partir de referenciais práticos e teóricos, sobre as possibilidades, caminhos e princípios da construção de uma Pedagogia do Palhaço, que venho desenvolvendo, desde 2000 - proposta educativa que tem como principais concepções e propostas pedagógicas as técnicas do ator-criador, do arteiro, do atuador, do artivista e do educador para a paz, que se constitui a partir dos elementos da Arte do palhaço, como o riso (enquanto deflagrador do pensamento sério), o corpo jogador, a transgressão e a inversão, na relação com a Educação, na interface com as Ciências Sociais e com as Artes, e em conformidade com minhas próprias experiências enquanto ator, palhaço, jogador de capoeira, contador/colecionador de histórias e educador. A partir da pesquisa qualitativa, através do levantamento e do estudo bibliográfico, assim como, através do método autobiográfico, selecionei materiais escritos e iconográficos sobre minha trajetória profissional e docente, problematizando-os e colocando-os sob perspectiva para a consolidação desta Pedagogia, que se aproprie do riso, do jogo e do corpo do palhaço como estratégias dialógicas; a pensar uma práxis provocadora pedagógica que caiba nos corpos dos/as profissionais que trabalham com a educação de crianças e de jovens. |