O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silva, Ipojucan Pereira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-20052009-125955/
Resumo: Analisa as características do espetáculo solo no Teatro Essencial de Denise Stoklos, e investiga e organiza os processos de atuação solista do performer essencial. Para a coleta dos dados: a) levanta-se por meio de pesquisa bibliográfica, audiovisual e dos espetáculos: os procedimentos de atuação performática, as características do espetáculo do tipo solo e as teorias sobre o Teatro Essencial; b) utilizam-se entrevistas qualitativas semi-orientadas, feitas com Denise Stoklos, três professores-assistentes e quatro alunos participantes do projeto Solos do Brasil, e um performer essencial. Aponta como principais resultados: a) o performer essencial é o epicentro do acontecimento cênico; b) a exploração do potencial idiossincrático; c) os eixos principais são o corpo, a voz e a intuição; d) a autoria sob responsabilidade do atuante. Conclui que a dinâmica do processo de atuação solista imbrica-se com o cotidiano e leva o performer essencial a se manter num estado constante de autopercepção, captando os elementos que farão parte da dramaturgia espetacular e articulando ritmicamente o corpo e a voz para estimular o espectador à percepções diferenciadas.