Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Santos, Valdenor Silva dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-094529/
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação é verificar como se deu o registro da história de uma prática ancestral como a capoeira que, a despeito de ter-se originado nas senzalas no período colonial, ainda não teve o devido reconhecimento social. Dadas as lacunas desse registro, foram entrevistados alguns mestres de capoeira com extensa experiência na transmissão dessa cultura com o objetivo de reconstruir, por meio de suas narrativas de vida, as contribuições dessa prática ancestral para a formação de gerações de jovens afrodescendentes. Embora as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 reconheçam sua importância histórica, cultural e política e a considere fundamental para a formação das novas gerações, prevendo, além disso, sua introdução nas escolas, sua prática ainda encontra obstáculos nesse âmbito. Daí serem propostas, como parte da pesquisa, experiências de docência compartilhada de capoeira na Escola de Aplicação FEUSP, visando contribuir para a formação de professores para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. O conceito de reconhecimento nos planos subjetivo, jurídico e cultural defendido por Axel Honneth, bem como a reconstrução da história da capoeira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, como parte das lutas de resistência dos escravizados no Brasil, foram essenciais para interpretar o conteúdo crítico das letras das músicas e o significado simbólico do jogo da capoeira e de seus rituais, além de contribuir para o reconhecimento de uma cultura afro-brasileira amplamente difundida em praticamente todos os continentes. |