Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Rossi, Rodolfo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-16052022-113321/
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Resumo: |
A obra poética de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), reconhecida pelo equilíbrio composicional da forma, foi amplamente discutida, ao longo do século XX, por meio do debate sobre a dimensão antilírica de suas composições. Notadamente, a produção de uma poesia racional e assertiva é uma das vertentes do projeto estético do poeta. No entanto, é preciso enfatizar outros elementos que constituem parte da sua produção, como a presença da subjetividade e a influência da transitividade discursiva, que integram a dinâmica investigativa do construtivismo cabralino com o intuito de desdobrar a percepção do sujeito lírico sobre os objetos poeticamente figurados nas composições. Nesse sentido, este trabalho, cujo intuito é o de entender como se constrói o apelo comunicativo dos poemas de Quaderna (1960), procura analisar o emprego ostensivo da Cuaderna vía, de modo a demonstrar como o metro é atualizado nos poemas a fim de estruturá-los como objetos de intersecção da linguagem lírica com a realidade empírica - levando em consideração a cristalização das tensões provenientes das esferas individuais, coletivas e históricas configuradas pelas vozes poéticas. Assim, verifica-se no livro uma articulação entre a estrutura dúplice dos poemas e a vida brasileira da década de 1950, o que nos conduz à hipótese de que a obra promove o encontro entre as duas faces, erudita e popular, do projeto estético de Duas águas (1956) |