Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Melo, Alexandre Penedo Barbosa de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12032010-093841/
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Resumo: |
Esta tese apresenta uma leitura visual sobre a história do móvel moderno no Brasil e sua relação com a natureza tropical. Identifica, nas primeiras peças e desenhos de obras de Gregori Warchavchik, Flavio de Carvalho, Lucio Costa e Oscar Niemeyer como a construção da forma do móvel foi influenciada pela presença da paisagem e a vegetação tropicais envoltória da casa brasileira. Retira de desenhos e palestras de Le Corbusier e Frank Lloyd Wright realizadas no Brasil, bem como de outros eventos locais, as condicionantes impostas pela paisagem carioca e sua influência sobre o espaço construído, cujas qualidades repercutem sobre a forma do móvel. O trabalho de Joaquim Tenreiro, em 1942, como precursor do móvel moderno no Brasil, foi acompanhado por uma série de iniciativas de arquitetos locais e estrangeiros radicados, vinculando natureza tropical e ambiente da casa, visando à unidade de um método de projetos. Conclui com a identificação das principais características da forma do móvel e seus expoentes sistematizados em mapa cronológico. |