Caminhos de Millôr Fernandes pela dramaturgia: uma leitura das peças Um elefante no caos, É... e Os órfãos de Jânio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinheiro, Gabriela Maria Lisboa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-13112015-134257/
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de realizar uma pesquisa em torno da dramaturgia de Millôr Fernandes, tendo como foco principal de análise a observação da construção do humor em três de suas peças: Um elefante no caos, É... e Os Órfãos de Jânio. As peças escolhidas exploram variados mecanismos de comicidade e humor, que vão de recursos farsescos a refinadas ironias. A análise dos recursos humorísticos estará associada ao exame da relação entre o humor e a exploração dos temas abordados nas peças. A partir desta associação, verificamos de que forma o humor colabora na construção dos sentidos e reflexões trazidos em cada um dos textos. Junto das análises, abordamos também algumas particularidades de sua produção dramatúrgica, como a presença do autor através de seus prefácios e rubricas, seu interesse e aptidão na composição de peças escritas a partir de colagens de outros textos e a melancolia que se esconde por trás de suas comédias. Além disto, avaliamos como se deu a presença de Millôr Fernandes dentro do contexto teatral brasileiro, especialmente durante as décadas em que o autor escreveu as peças analisadas neste trabalho.