Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Crisostomo, Alessandro Lombardi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062021-155044/
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Resumo: |
O trabalho fundamenta-se em estudo bibliográfico que tem por base as obras Fundamentação da Metafísica dos Costumes (2007), Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? (1989) e Sobre a Pedagogia (1996b) de Immanuel Kant e as obras Dialética do Esclarecimento (1985), Teoria da Semicultura (1996) e a coletânea de conferências e debates radiofônicos Educação e Emancipação (2003a, 2003b, 2003c, 2003d) de Theodor Adorno, referentes às questões sobre filosofia moral e educação. São traçados paralelos entre os autores, a partir dos conceitos de moralidade, liberdade, emancipação e construção da individualidade por meio do processo formativo, tendo como princípio metodológico o raciocínio dialético negativo, na contraposição e sustentação de antíteses fundamentais para a ampliação do debate. São consideradas as intersecções, assim como as interlocuções circundantes aos autores, Kant e Adorno, sem descartar as tensões e os antagonismos prementes à análise. Continuidades e rupturas entre o contexto moderno e o contemporâneo foram expostas para sustentar a hipótese de que, na contemporaneidade, o direcionamento moral da educação continua relevante, porém, devendo ser reconfigurado com base em estruturas críticas adequadas ao contexto. Neste, a moral dialética negativa, oriunda da interpretação adorniana sobre as relações sociais, se apresentaria como princípio exequível, fortalecedor das estruturas democráticas da sociedade, assim como a elaboração crítica do passado, considerada na qualidade de competência essencial a se desenvolver no processo formativo. |