Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pinheiro, Pedro Sávio Jobim |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-03042021-214450/
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Resumo: |
A Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta capaz de reproduzir um ambiente digital que pode ser experimentado de forma interativa pelo usuário, por meio do rastreio de seus movimentos. Esta pesquisa teve por objetivo expandir a compreensão das potencialidades e limitações da RV aplicadas à avaliação de projetos de Arquitetura e contribuir ao desenvolvimento de procedimentos metodológicos de avaliação de ambientes virtuais. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um conjunto de procedimentos metodológicos: Revisão Sistemática de Literatura (RSL), walkthrough, mapas comportamentais, mapas de fluxos e levantamento in situ realizado no pátio interno norte do edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para o levantamento in situ, o pátio interno norte do edifício da Pinacoteca foi modelado digitalmente e os usuários foram convidados a utilizar o Dispositivo Visualmente Acoplado (DVA) Oculus Rift para responder a um questionário de avaliação das características arquitetônicas do pátio virtual, desenvolvido a partir de questionários de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Um vídeo demonstrativo do modelo imersivo virtual está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=nbLtSsGnf0o&t=5s. O questionário visou obter a avaliação dos usuários em relação à iluminação, materialidade, dimensões, proporções, percepções de conforto e wayfinding. Após a aplicação do questionário de avaliação do espaço virtual, os usuários foram levados ao ambiente construído análogo para avaliar o nível de semelhança entre as versões virtual e construída do mesmo ambiente. Este levantamento in situ foi realizado em duas etapas: um pré-teste com a participação de 25 usuários voluntários e uma aplicação de questionários definitivos com 100 usuários. Com os resultados obtidos, foi possível perceber dois tipos de influência na percepção dos usuários em ambientes virtuais imersivos: o primeiro referente às características da modelagem do ambiente virtual, o segundo referente às características dos próprios usuários. Os usuários tiveram a avaliar as características arquitetônicas do pátio a partir da posição e ponto de vista em que se encontravam no momento da pergunta e a presença de insolação também exerceu influência considerável em suas avaliações. Em relação à avaliação comparativa entre os ambientes virtual e construído, a modelagem obteve alto grau de semelhança com o ambiente construído correlato, indicando potencial para utilização da RV como ferramenta para avaliação de projetos de arquitetura. |