Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Ferreira Junior, Jose Ribamar Carvalho |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-29042019-150047/
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Resumo: |
As festividades são muito mais do que encontros para divertimento e distração da rotina. Elas constituem uma forma de atuação social que possibilita o encontro de indivíduos, bem como a formação de grupos sociais, fortalecendo, direta e indiretamente, a identidade e a cultura daqueles que participam delas e da comunidade que as acolhe. Dentro da área de estudos do Turismo, o lazer representa um campo de investigação que abrange muito mais do que o senso comum denomina como tempo livre, descanso e/ou divertimento. O lazer, nessa perspectiva, faz parte do desenvolvimento pessoal e social, podendo até ser considerado uma reivindicação da cidadania de um povo. Desse modo, as festividades, entendidas a partir desse campo de estudo, podem ser examinadas como um espaço-tempo de interação social, em que laços culturais são (re)criados, bem como transformados. Por isso, o Turismo, concebido como prática social e não como ação apenas mercadológica, pode contribuir para entender as festividades em suas potencialidades socioculturais. Partindo desses pressupostos, este estudo teve, como objetivo, investigar a relação do lazer e do turismo na Festividade de São Raimundo Nonato, conhecida popularmente como Festa do Pau, realizada no segundo final de semana de setembro de todos anos desde 1952, na Colônia Chicano, situada na região metropolitana de Belém do Pará, dentro do município de Santa Bárbara. Essa festividade foi escolhida dadas as suas particularidades socioculturais, como: (a) ela é realizada prioritariamente por mulheres residentes da Colônia Chicano, mas aceita a participação de mulheres externas a essa comunidade; (b) tem caráter religioso (em prol de uma promessa cristã), mas utiliza instrumentos profanos para a sua execução (elementos fálicos; bebidas alcóolicas; músicas populares; dentre outros); (c) é tradicional, isto é, os costumes do festejo são passados de mãe para filha, mas todo ano tem variações em execução. Como se nota, é uma festividade que rompe com paradigmas patriarcais ao colocar o gênero feminino à frente em sua realização, bem como prevê a comunhão entre elementos do sagrado e do profano, entendidos estes como ações e instrumentos mundanos e aqueles como atos e símbolos religiosos. Essas características são observadas pelo viés teórico do Lazer e do Turismo neste estudo a partir das pesquisas de diferentes autores relacionados às duas áreas. Para tanto, partiu-se de uma metodologia que utilizou o método qualitativo, com a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica. O método utilizado foi o estudo de caso, e as principais técnicas a utilizadas foram a observação participante e a análise de conteúdo, a partir da coleta de dados in loco, entrevistas e relatos. Os principais resultados que podem ser apontados em relação à Festividade de São Raimundo Nonato são que se trata de um evento comunitário que reúne diversos nichos sociais, transformando as relações entre os indivíduos para além e aquém do mero divertimento, sendo, inclusive, um tipo de afirmação social, em especial do público feminino. Isso também permite visualizar que o lazer pode ser um indutor da cidadania que não se restringe ao poder público, nem precisa necessariamente dele para se consolidar |