Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Tiago Lazzarin |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-155817/
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Resumo: |
O presente estudo tem o objetivo de fornecer pistas sobre o imaginário de dois períodos distintos de uma mesma instituição: a antiga Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) e a atual Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP). Pretende compreender e caracterizar os fundamentos pedagógicos de um projeto educacional de Música utilizando-se das teorias de Gilbert Durand, Edgar Morin e José Carlos de Paula Carvalho. O interesse se deve à mudança do modelo de ensino livre e acessível a todas as idades para o modelo de ensino oficial acompanhado da padronização do perfil dos estudantes. Por meio da teoria do Imaginário de Durand, pretende-se identificar os mitos relativos às duas propostas de ensino e situá-las no panorama político que as engendrou. A pesquisa se baseou no estudo dos documentos publicados pela gestão da Organização Social Santa Marcelina, Diário Oficial do Estado de São Paulo e nas observações feitas em campo. |