Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-23072009-160437/
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Resumo: |
Esta tese tem como objeto a formação e a produção do artista brasileiro Cildo Meireles entre os anos de 1963 e 1970 nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, e a discussão desses fatos em relação à idéia de uma ênfase em seus aspectos ambientais. O objetivo é de verifi car como a perspectiva de Brasília, idéia cunhada por Mário Pedrosa e Frederico Morais em 1967, e o desenvolvimento de um desdobramento do Programa Ambiental de Hélio Oiticica, podem ser encontrados e discutidos na obra do artista, criando uma alternativa a uma visão restrita de sua obra no panorama do conceitualismo internacional. É possível concluir, a partir de uma análise das fontes do conceito de arte ambiental, e do confronto com outros artistas (Piero Manzoni, Yves Klein, Pier Paolo Calzolari e Hélio Oiticica), que existe uma aproximação de Cildo Meireles a aspectos que se dirigem à produção de ambientes, obras e experiên cias ambientais, e que podemos considerar seu trabalho inserido dentro de uma poética ambiental, que se realizará plenamente na série Blindhotland. |